Primeiros Socorros

Acidentes com Produtos Perigosos

Orientações básicas para o primeiro atendimento.

O que são?

Saiba reconhecer e identificar produtos perigosos transportados em nossas rodovias. Nessa página você também irá encontrar orientações básicas e importantes nos casos de acidentes.

É todo produto relacionado na Resolução Nº 420/04 da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), que represente risco para a saúde das pessoas, para a segurança pública ou para o meio ambiente. A resolução esclarece, além das informações gerais, os números ONU (Organização das Nações Unidas) e de risco, a classe de risco, o risco subsidiário dos produtos.

Sinalização1

Os veículos normalmente caminhões, que transportam produtos perigosos, devem ter fixados no seu para-choques dianteiro, nas laterais e na traseira da carroceria os símbolos que indicam o tipo de produto e os riscos que ele oferece.

Fique atento: Não são só caminhões tanque que transportam produtos perigosos, muitos  caminhões baú, de carroceria aberta ou cobertas com lona, ou até veículos menores como vans, caminhonetes e utilitários também podem transportar produtos perigosos.

Sinalização2

Atenção: Se o "painel de segurança" não tiver nenhum número, NÃO significa que o caminhão esteja vazio, e sim que ele está transportando VÁRIOS produtos perigosos diferentes.

Diagrama-de-Hommel

Figura 1 - Diagrama de Hommel  (0 = Ausência de Risco 4 = Risco Máximo)

Os veículos normalmente caminhões, que transportam produtos perigosos, devem ter fixados no seu para-choques dianteiro, nas laterais e na traseira da carroceria os símbolos que indicam o tipo de produto e os riscos que ele oferece.

A relação entre os números e os riscos em cada caso é mostrada pela legenda a seguir:

Os símbolos convencionais para a indicação de riscos específicos são:

  • OXY – Oxidante Forte
  • ACID – Ácido Forte
  • ALK - Alcalino (Base) Forte
  • COR - Corrosivo
  • W - Não misture com água
simbolo

O símbolo para o Transporte de Substâncias Perigosas para o Meio Ambiente foi introduzido na regulamentação aplicável ao transporte terrestre de produtos perigosos por meio da Resolução ANTT nº. 3632/11.

Nos termos estabelecidos em tal Resolução, o símbolo em questão deve ser utilizado nas embalagens e nas unidades de transporte carregados com substâncias perigosas para o meio ambiente classificadas nos número ONU 3077 e ONU 3082, somente.

Informamos que tal símbolo não é um novo rótulo de risco e também não substitui o painel de segurança nem o rótulo de risco indicativo da Classe. Corresponde, portanto, a um item adicional para a identificação dos riscos relativos aos números ONU 3077 ONU 3082.

É extremamente importante manter a calma coletar o máximo de informações possíveis antes de fazer contato com os serviços de emergência.

SAMU 192

BOMBEIROS 193